Que a toxina botulínica é eficaz em tratamentos estéticos nós sabemos, mas com fins medicinais terapêuticos é novidade para muitas pessoas.
Hoje a toxina é utilizada por diversos especialistas e atua em tratamentos neurológicos para pacientes com paralisia cerebral, traumatismo craniano, acidente vascular cerebral, lesões medulares e outras patologias do sistema nervoso central, tratamentos oftalmológicos e agora também na odontologia.
A toxina botulínica é um agente biológico obtido a partir da bactéria Clostridum botulinum laboratorialmente tique se associa à albumina humana. Sua atuação em tratamentos estéticos e medicinais é feita através de injeções das substâncias nas terminações nervosas, bloqueando a liberação de um químico chamado acetilcolina, neurotransmissor responsável por levar mensagens elétricas do cérebro aos músculos.
Novidade nos consultórios odontológicos, a aplicação da toxina trouxe aos pacientes uma significativa melhora em dores e desconfortos. É eficaz no controle de dores, bruxismo (apertamento dentário) e hiperativismo muscular. Além disso, também é possível usá-la em casos que a gengiva aparente ser maior que os dentes, contribuindo de manei positiva para uma assimetria no sorriso.
A aplicação é rápida, simples e os resultados são imediatos. É possível entrar no consultório e em alguns minutos sair de lá com um sorriso novo.
Porém como todos os tratamentos, existem vantagens e desvantagens, e com a toxina botulínica não é diferente. A vantagem de aderir ao tratamento é a rapidez com que o produto é aplicado, já as contra indicações são mínimas, mas dependendo do local da aplicação, pode ocorrer fraqueza e boca seca. Por conta disso, é necessário sempre conhecer o local e o especialista que farão o procedimento.
Odonto Estética

 

Deixe um comentário